terça-feira, 10 de março de 2009

Sobre a decisão de Dom Aldo...


Olá leitores do meu blog...

Estou aqui para falar de um assunto muito divulgado pela mídia paraibana: o fato de Dom Aldo ter suspendido Couto de suas atividades eclesiásticas, como punição ao fato dele ter declarado em entrevista que era a favor da camisinha como questão de saúde pública e contra o celibato e a homofobia.

Eis o que está em questão:
- Será que Dom Aldo tomou esta decisão por razões políticas?
- Será que Dom Aldo é um homem ultrapassado e conservador ao extremo?
- Será que Dom Aldo tomou uma decisão precipitada?

Na minha concepção, nenhuma dessas questões se aplicam a atitude que o Arcebispo da paraíba teve ao tomar tal decisão.

Primeiramente, todo aquele que é católico e conhece a doutrina da igreja católica sabe que ela é completamente contra a camisinha. Se a doutrina é assim, cabe aos fiéis tomarem a decisão de segui-la ou não. Porém, a doutrina não vai mudar. Existem explicações para que a Igreja não permita a utilização de camisinhas (clique aqui). Sendo doutrina, ela deve ser respeitada. Como um indivíduo, representante de uma ordem, doutrina ou religião, pode se voltar contra ela e permanecer exercendo o papel de representante? Se ele é contra ou tem sua própria opinião, tudo bem, mas que fique só para si ou que discuta apenas com o seu Bispo. mas se ele torna público sua opinião, torna-se inviável que permaneça exercendo as atividades da doutrina até que a situação seja resolvida.

Portando, a decisão mais óbvia, sensata e correta que se poderia tomar nessa situação era interrromper imediatamente as atividades do indivíduo, a fim de que se fosse resolvido o assunto. Ou seja, Dom Aldo simplismente cumpriu seu papel como Arcebispo. Se se quer discutir a situação, que vá até o Papa falar com ele. Mas tenho a certeza de que mesmo assim não resultará em nada. De acordo com a Igreja, Dom Aldo está coberto de razão. E na minha opinião também!

0 comentários:

Postar um comentário