sábado, 30 de maio de 2009

Resumo comentado sobre o documentário: “Ilha das Flores”

E aí gelerinha?!
Hoje tô postando um resumo comentado sobre o documentário Ilha das Flores, que assisti na aula de Filosofia.
Espero que gostem...

http://www.radiotube.org.br/upload/mensagemfoto/1078.jpg

Resumo comentado sobre o documentário:

“Ilha das Flores”

O referido documentário me causou vários tipos de reações. A primeira foi de rir, pois o curta usa uma linguagem enciclopédica e retoma várias vezes à enunciados já expostos. Este efeito fez com que ele tivesse um ar de descontração, já que ainda não tínhamos conhecimento do verdadeiro foco que o curta queria retratar.

O protagonista da história é um tomate podre. A princípio, conhecemos onde ele nasceu e como chegou à casa de uma consumidora, sempre dando ênfase e satirizando de uma forma espontânea e divertida os processos, tanto sociais como econômicos, que transportaram este tomate. Depois, o primeiro foco do curta aparece: o problema ambiental que o lixo causa. Conhecemos a Ilha das Flores, que é o lugar para onde vai o tomate podre que aquela consumidora julgou não servir para sua alimentação. Ao chegar neste local, que é um grande depósito de lixo, o tomate é novamente selecionado, agora para servir de alimento para os porcos. O tomate também não passa por este teste e é aí que observamos o verdadeiro sentido do documentário.

Ao ser desprezado como alimento para os porcos, o tomate podre fica a mercê da população que reside próximo ao lixão. Estas pessoas se alimentam do que é “deixado pelos porcos”. Esta é a verdadeira temática do documentário, que utiliza uma linha de raciocínio em que tudo pode ser explicado com enunciados lógicos. Tudo menos a liberdade, que é "palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda". E esta liberdade está diretamente ligada aos fatores socioeconômicos que o ser humano possui, ou não possui, como é o caso dos habitantes da ilha das Flores.

A intensa dualidade entre temas tão importantes, tratados de uma maneira tão impessoal, dá ao documentário características singulares. Características essas, que impressionam a qualquer um que o assistir. Nuances de humor, porém, com um enfoque tão dramático, tudo isso tratado com o mais puro cientificismo enciclopédico. O documentário “Ilha das Flores” com certeza marcou-me profundamente, tais como suas questões filosóficas e sociais, que nos remetem ao pensamento de mudança, de atitude e ao mesmo tempo, de impotência.

Por: Pedro Felipe de Lima Henrique

63 comentários:

Unknown disse...

A miséria é o tópico central do documentário. A utilização de um título que contradiz a trama desenvolvida ao longo dos 13 minutos de duração do curta-metragem foi uma das ótimas idéias apresentadas nesse trabalho. Mas não é a única.
O documentário “Ilha das Flores” nos faz imaginar um belo cenário, onde o que prevalece são flores e, no entanto, o principal produto em destaque é o lixo. Um cenário que nos mostra claramente a desigualdade social e que o fato de termos um telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, não nos torna menos vitimas do sistema capitalista imposto à sociedade e principalmente da má distribuição de rendas, o que acaba gerando fome. Este documentário é a mais pura realidade do que acontece em nosso País, nos mostra que a desigualdade social sempre existiu e, se continuarmos nesse mecanismo que o documentário relata, continuará existindo. A “Ilha das Flores” se tornou a “Ilha dos Lixos”...

Unknown disse...

ola pedrofelipe,bom dia,estou proucurando um tio,e talvez voce possa me ajuda.meu nome é antonia santos bispo,meus pais,jose Francisco bispo e raimunda dos santos.meu avó abidom dos santos.mas ja sao falicidos.o tio que procuro é Ernandes dos santos E MEU IRMAO MURILO DOS SANTOS.SE PODER ME AJUDAR TE AGRADEÇO.UM ABRAÇO.meu orkut é.marta_santos1@hotmail.com

catharina disse...

ah muito obrigada, eu tava precisando mesmo desse resumo.. :D

Anônimo disse...

HAha, mto obrigada tbm!! ta um resumo maravilhoso para o meu trabalho!!
=)

Anônimo disse...

as pessoa que aparecem no documentario da ilha das flores são realmente livres

Anônimo disse...

aaaah Obrigada, gostei muiito do seu resumo e também do primeiro comentário, porque precisamos fazer um resumo sobre isso e esses dois " textos" vão nos ajudar bastante!!
A propósito gostei do vídeo haha

Anônimo disse...

No cara vc me ajudou muito no meu trabalho.Valew mano.Obrigado!!!!

Anônimo disse...

muito bom!

te adc*
tem algum problema?
rsrrs
mhenrique132008@hotmail.com

Unknown disse...

nossa q alivio q senti quando encontrei esses 2 resumos
vlw... gentemnn damaris

Anônimo disse...

vlw gente!!!
precisava msm desseresumo!!
brigadão

Anônimo disse...

Olá Felipe, ainda bem que existem pessoas como vc que conseguem prestar atenção no documentario inteiro, pra depois resumir pra quem dormiu poder copiar.... hahhahaha.... Valewww

Manassés disse...

arrasou com o resumo!!!

Unknown disse...

a mizeria esta proxima de acabar?????? sera ? ou nao

Simão Bolìvar disse...

Olá Pedro Filipe!

Conheci este curta graças a Jani, a Jani é um ser humano, mãe da Maila uma grande amiga minha. A Jani obtém o seu dinheiro em troca do seu trabalho como professora de hitória, nem todas as professoras de história apenas fazem os seus alunos decorarem datas e nomes, e a professora Jani é um grande ser humano que um dia pediu à Maila que pediu ao Simão,este último outro ser humano do sexo masculino, que solicitasse este filme na biblioteca da UnB, para passar na sua aula de história, para os demais seres humanos que presentes em uma aula de história e não sendo professores, eram alunos.
E o que me comeve nesta história é saber que existem seres humanos, alunos de história que não conseguem prestar atenção em um filme como este que não dura 15 minutos, depois simplismente copiam resumos e ainda acham que a professora não irá perceber tal façanha, típca de um ser humano anômimo. Anônimo é aquele que não tem nome e pelos visto nem telencefalo altamente desenvolvido para apreciar uma obra destas ou valorizar o trabalho de professores como estes! Recordar é viver...

Emanuelle. disse...

Muito bom o comentario :D

Anônimo disse...

hahahaha se ferrou!

Anônimo disse...

Boa lição o Pedro Simão Bolivar deu , eh!
Realmente, as pessoas tem de parar de ser dependente ou de se manifestar sua incapacidade de pensar.
Parabéns pela explanação sobre o video.
Mas o Pedro só errou em uma coisa, muitos professores atribuem nota 10 ao plagio, e não percebe que o trabalho é plageado ou parafraseado.

Barbi disse...

muito obrigada pela resumo :) me salvou rsrs

RobertBendito! disse...

Hola Pedro Felipe olha eu tou aproveitando o seu comentatio ok!Pois o filme foi passado para os aluno da escola;E.E. WANDA BENTO GONLALVES Pelo PRO, de Sociologia e nus pedio pra gente faser um comentario ou ver na internete ai eu vi o seu resumo e vou aproveitar ok!meu nome é Roberto e meu msn é robertobendito@hotmail.com blz....leke abraço.

RobertBendito! disse...

ok

Anônimo disse...

Este documentário esta excelente, muito bem detalhado e com uma linguagem clara. Parabéns por essa realização!

Anônimo disse...

eSse ReSuMo Ta ShoW !!!!

Unknown disse...

parabéns pelo blog,otimos comentarios a cerca da realidade social,ao encontrar este resumo sobre a ilha das flores p um trabaho academico,fiquei muito feliz.

Anônimo disse...

mt bom perfeito pro meu trabalho do curso de logistica
vlw msm!!!!

Anônimo disse...

meu resumo ficou mais enchuto, porem prefiro o meu diante meu professor.

Unknown disse...

Valeu lek me ajudou pakas.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu resumo, me ajudou bastante num trabalho escolar!!

valeu!

Anônimo disse...

valeu Cassio.o seu comentário ajudou mais que o suficiente no meu trabalho... brigadão!!!!

Anônimo disse...

nossa nossa...obrigada pelo resumo, me ajudou demais!!! ainda bem que existem pessoas como vc que conseguem prestar atenção no documentario inteiro, pra depois resumir pra quem dormiu poder copiar.... hahhahaha.... Valewww

lp disse...

Muito bom o seu Texto!
Vi esse Filme semana passada no colegio
me ajudou muito

Anônimo disse...

Obrigada, eu preciso fazer um trabalho sobre essa curta. E voce expandiu minha compreensao. Continue nos ajudando.. Dividindo sua inteligencia de forma construtiva. É necessário falarmos o que pensamos, para agir como sonhamos.
Dividir comigo, está sempre aceito.

Anônimo disse...

no cara parabens pelo resumo me ajudou tira nota 10 e serio nota 10 valew!!

Anônimo disse...

Olá, o resumo esta otimo me ajudou bastante...
O que estava procurando é associar o conteudo do vídeo -ILHAS DAS FLORES- conceito de luta de classes e materialismo históricos de Karl Marx.
Relação entre o capitalismo e sociedade de consumo; entre capitalismo e desigualdade social.
By; Franciele. Serrinha-Ba. 07/04/2011.

Anônimo disse...

Olá Pedro Filipe gostei muito dos comentários a respeito do filme, pois ainda não tinha visto.
Tais, estudante de serviço social da UFF.

Karen. disse...

Oi Pedro Felipe. Seu resumo esta excelente. Muito obrigada mesmo, consegui entender o que realmente o documentário quis relatar, a desigualdade social no nosso país, que pelo jeito não mudará tão cedo!

Agradeço sua ajuda.
Beijo.

Kelly disse...

Olá Pedro Felipe, seu comentário me ajudou muito num trabalho, seu resumo está exelente obrigada

Anônimo disse...

valew mulekot
mi ajudo muito economisei mo tempão
VALEUUU

Anônimo disse...

legallllll........haahaaaha

Anônimo disse...

valeu manoo....me ajudou muito no trabalho hahahahahhahahhahah
fiz rapidin \,,/

Anônimo disse...

A sua visão do documentário é impar e toca na essência que envolve a vida humana, parabéns pelo comentário tão leve e ao mesmo tempo tão profundo.

Anônimo disse...

gostei muito do resumo,me ajudouuuu muito...

Anônimo disse...

quero o resumo da ilha das flores alguem pode me ajuda??? meu email é esse buiadanike@hotmail.com obrigado(y)

Anônimo disse...

ilha das flores e uma merda

Anônimo disse...

ilha do lixo......

Anônimo disse...

Nossaa, ajudando bastante,
Obg \ô/

Anônimo disse...

parabénsa ajudou bastante

Anônimo disse...

adorei o seu resumo, me ajudou.

Anônimo disse...

Nosssaa, ajudou bastante
Obg (ô)

Anônimo disse...

ilha das flores serve de exemplo para pessoas que não dão valor ao que tem.
pessoas humildes não tem o que comer são obrigados a se alimentarem com os restos dos porcos.
e muitos tem e não valorizam.
sociedade está na hora de refletir!!!!

Anônimo disse...

oi pedro filipe,me chamo claudia adorei o resumo.melhor ainda saber q vc é paraibano .sabe porque sou paraibana com muito orgulho mas mora no rio de janeiro á tres anos ,muito obrigada mesmo vc me salvou uufaaa..
valeu pedrao fica com deus beijos.....

Anônimo disse...

Não plagiei seu resumo. Tomei emprestado apenas sua linha de pensamento.
Muitíssimo obrigada!!!!

Anônimo disse...

ANONIMO DISSE...
VALEU PEDRO, SEU RESUMO ME AJUDOU MUITO

Anônimo disse...

Bom nao usei o resumo para nenhum trabalho so para enriquecer meu conhecimento, e entender melhor o documentario, obrigada. to no 4 periodo de gestao ambiental e esse video mostra a realidade das cidades pelo Brasil a fora. Uma vergonha!

Anônimo disse...

me ajudou muito tenho esse trabalho pra entregar amanhã

Anônimo disse...

Nossa esse resumo a ta otimo tava precisando me ajudou bastante.
brigadim.

Anônimo disse...

Muuito bom o resumo mesmo.
Parabens!

Anônimo disse...

pedro felipe gostei muito do seu ducumentaro o filme fala um pouco da realidade do brasil

Anônimo disse...

pedro felipe gostei muito do seu documemtario fala um pouco da realidade do brasil

Anônimo disse...

Oi Pedro, estava lendo o seu resumo e me atentei ao ler o seu sobrenome que não é comum pois, resolvi te escrever e dizer a voce que também tenho o mesmo sobrenome,à sou filha de gauchos talvez sejamos até parente. Angélica

Thais disse...

Olá Pedro!
O seu reusmo ficou mt bom.
estou utilizando ele de base para fazer o meu, ele e o primeiro comentario q não deixa nada a desejar!
Obg! ;)

Anônimo disse...

Obrigada
Consegui fazer o resumo depois de ler o seu.
Ajudou bastante!:)

Anônimo disse...

Assistam o filme Ilha das Flores, façam o resumo, leiam, releiam,refaçam se necessário for, pois este é o começo para a liberdade!!!

Anônimo disse...

obrigada pelo resumo, pois eu e meu marido tinhamos ideias completamente diferente e precisavamos ajudar nossa filha de dez anos a realizar uma atividade desse filme!!!!!!!

Postar um comentário