sexta-feira, 24 de abril de 2009

Por que mentir?

Oi pessoal...

Hoje, vim divulgar um texto que fiz sobre a mentira para o banco redações da UOL. Não esqueçam de comentar...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxa4BL6tykSGXyPmBPHEVHODfmlGBNiBFzsmSB6Isib_LfcLAk27vDG6oUmBGjQcaZNa6VTo4pcPeZ_t3z1sapxeYfIALL8vOrUg2zG3XK_mAIMdwgKGSP5jSTjbtGirXb4pROdL13gZve/s400/mentira.jpg

Por que mentir?

A mentira é uma das realidades mais presentes em nosso cotidiano. Quem nunca mentiu alguma vez? Quem nunca escondeu alguma coisa ou omitiu algum fato, até mesmo por educação? O problema é quando esta ação extrapola os limites éticos e sociais, atingindo a moralidade ou integridade de alguma outra pessoa, entidade ou população. Mais quais os motivos que levam as pessoas a mentirem desse jeito?

Primeiramente devemos analisar os aspectos culturais e sociais que fizeram parte da formação do individuo. Estes fatores são determinantes para constatar padrões de educação e ética, perante ele mesmo e a sociedade. Depois, devemos observar os distúrbios ou traumas que ele pode outrora ter sofrido. Geralmente este fator também é muito importante para uma boa formação psicológica. Dependendo destes fatores podemos encontrar caminhos que nos levem aos motivos das inverdades, digamos que, nocivas, ao ser humano.

Se um ser é criado em uma sociedade que não educa para verdade, com certeza ele não haverá de ser uma pessoa muito honesta. A corrupção, a ganância e opressão são fatores negativos que induzem sociedade em geral à mentira. Mas o seio familiar, que também, dependendo de sua formação, levará o indivíduo ao mesmo caminho, é o principal responsável por esse fato. Sendo um indivíduo criado com fortes princípios éticos, com certeza haverá de se tornar uma pessoa honesta e sincera. Não podemos esquecer também dos fatores psicológicos, que na ocorrência de algum trauma ou distúrbio, podem afetar o comportamento social do ser, levando-o à mentira.

Pessoalmente, acho a mentira um elemento autodestrutivo. Não concordo com ela em nenhuma circunstância. Porém, não critico quem a adote como uma medida de se esquivar de uma situação constrangedora, por exemplo. No entanto, vale mais apena investir em situações claras e verdadeiras, sempre colocando a verdade em primeiro lugar.

Por: Pedro Felipe de Lima Henrique

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Pedro
Seu texto está excelente. É não devemos tecer julgamentos sobre as pessoas que mentem sem antes ver o contexto. As situações de pânicos, estresses, as questões familiares... óbvio que a transparência, a verdade é sinônimo de uma vida tranquila e nos conduz a sintonia com Deus. Como diz RC, as mentiras ajudam a viver, talvez um dia pra os meus filhos, eu também tenha que mentir...mas a verdade é sempre a tônica do bem viver. Concordo com você, apenas me exquivo de fazer julgamentos sem antes conhecer a contextualização das situações.
Abraços
Olívia

Unknown disse...

Parabéns.
O texto está ótimo.
Suas redações estão cada dia melhores.

Rafael.

Postar um comentário